Como Utilizar

Iluminação por lâmpadas led

   Nick Holonyak, criou o primeiro led ( diodo emissor de luz) e até então era utilizado como sinalizador visual, em painéis, consoles, equipamentos domésticos, etc.
                           
                  
         
                              Prof. Nick Holonyak                           Ilustração do Led

Alguns exemplos de seu uso:

       

                                     Painel                                                    Consoles      

    Na década de 90 houve o início de sua utilização nos painéis de anúncios e propagandas, porém estes painéis tinham de serem instalados internamente, fora do alcance da luz do sol. Nesta época não havia, comercialmente falando, os led´s de alta intensidade. A partir do meado desta década é que começou a sua comercialização. Desde então, iniciou o pensamento futurístico, para a época, de um dia utilizar o led como meio de iluminação, porém havia um longo caminho pela frente e muito investimento.
Abaixo alguns tipos de painéis de propaganda:
              
Painéis de propaganda

    Em 1999, deu-se o início da primeira lâmpada led. Este passo foi de uma grande importância para o mercado de iluminação. O led tem grandes vantagens em relação as lâmpadas incandescentes e compactas, além de uma eficiência de foco luminoso maior, a sua durabilidade é de milhares de horas úteis. Para verificarmos suas características, devemos nos ater em dois pontos: o valor de iluminação em lumens e a potência gasta em Watts/h. Veja a tabela a seguir:



   Com estas vantagens, agora só nos resta integramos as lâmpadas led em nossos projetos de instalação elétrica. Como material de pesquisa e estudo, acesse os links abaixo, com informações úteis.



    Como ponto de observação em relação as lâmpadas led dimerizadas e não dimerizadas, isto é, podendo ter um controle de intensidade luminosa ou não. Esta característica depende do tipo de circuito eletrônico interno  de alimentação dos led´s. Há dois tipos básicos, um com tensão constante, neste não aceita grande variação na sua alimentação ( 127V ou 220V )  , e outro com ajuste de tensão para os led´s, este pode trabalhar com uma variação de sua alimentação ( 127V ou 220V ). Abaixo, veja as ilustrações dos esquemas de ligação dos dois tipos:
      


      Portanto, se a instalação é para um ambiente robusto sem a necessidade de um controle de intensidade, então busque por lâmpadas led sem dimerização. Já para ambientes que requerem uma iluminação aconchegante, faça o uso da lâmpada led com dimerização.


     Com este artigo sobre lâmpadas led, espero que os ajude a querer saber cada vez mais.

Prof. Zambon